Nota introdutória:

Quando Olavo de Carvalho mencionou no prólogo do Imbecil Coletivo na década de 1990 que “[...] algo no cérebro nacional não vai bem.”, ele estava simplesmente dizendo que a consciência nacional se transformou em uma utopia delirante, capaz de acreditar em uma fala de um radialista qualquer, no bêbado de um boteco, na paixão delirante de um militante qualquer, na aparentemente sincera palavra de um religioso. Tudo isso sem o mínima análise racional dos fatos, sem a mínima pesquisa ou uma mera meditação dos acontecimentos.

Vamos ao texto...

Nesta semana os murmúrios da política local aumentaram um pouco o volume em virtude da Eleição Municipal em Outubro deste ano e também no boca a boca do povo que eventualmente pronuncia o nome de prováveis pré-candidatos a prefeito e vereador. Alguns pré-candidatos aparecem muito bem na aceitação entre os cidadãos desta terra “politiqueira.” Terra de fofoca de boteco onde o que conta mais é a política coronelista, onde o pretenso pré-candidato aparece para dar o famoso “tapinha nas costas”. Currais onde os que mamam ficam esperando o pré-candidato aparecer para dar a famosa “mamada”. A maioria não se dá conta que boteco não ganha eleição, e sim a vontade da imensa maioria do povo que por ali sequer passa ou conhece.

Pois bem, para a felicidade deste país, a consciência política do eleitor ignorante do passado está gradativamente mudando e as pessoas agora estão mais atentas ao problemas reais. A utopia está sendo deixada de lado pela realidade financeira das prefeituras onde certas promessas já não cabem mais do bolso do município e na cabeça do eleitor. Discursos que pareciam que jamais viriam à tona vão aparecer com uma lucidez sem precedentes. Não se enganem se aparecer candidato que não vai prometer absolutamente nada, porque com o tamanho da máquina pública e da herança maldita de passivos financeiros nada se pode fazer, além do óbvio.

E é sobre isso que vou pincelar alguns poucos parágrafos com relação a algumas enquetes feitas por mim (pessoa física) através do site strawpool.com. Para mim foram simples curiosidades e as conclusões obviamente são só minhas. O leitor interprete como queira. No strawpool você pode fazer qualquer enquete e disparar para grupos de whatssapp ou outras redes sociais. Sua única segurança é garantir que o votante não faça a ação duas vezes e seus amigos que estão usando sua rede VPN também não possam fazer. É uma tecnologia muito boa para fazer consultas de nível nacional, mas muito incerta em nível municipal, já que posso enviar o link da enquete para um cidadão de outra cidade ou simplesmente compartilhar para um amigo que coaduna com minhas ideias.

Por outro lado serve muito para medir a capacidade de engajamento de um pré-candidato, especialmente aqueles que já perceberam na internet uma fortíssima ferramenta de campanha e absorção de informações sobre o perfil do eleitor. Essa é a conclusão que posso extrair da consulta feita sobre os vereadores mais atuantes onde os três primeiros colocados, Adriano Coelho, Marcelo Machado e Edinho Fernandes foram os melhores elegidos pelo público da internet. Para os que acompanham a política local não há nenhuma surpresa haja vista que os mesmos são nitidamente aqueles mais engajados nas redes sociais. Anote duas palavras: “ENGAJAMENTO E ALCANCE”. Se você não sabe o que isso significa, saiba apenas uma coisa: Elas podem fazer a diferença em uma eleição na era moderna. Procure um profissional da área para que te explique e você verá as eleições num outro patamar.

O mesmo aconteceu com a pergunta que fiz em quem você apoiaria como pré-candidato às Eleições 2020. Veja que neste cenário muitas coisas curiosas aconteceram. Adriano Coelho que tem forte engajamento na internet liderou a pesquisa muito apertada com o ex-vereador Leonardo Kruscinski, outro que está muito engajado com as novas redes sociais. As surpresas positivas foram Rafael Sebold que tem pouco engajamento nas redes sociais e aparece na terceira colocação, assim como o empresário Silvio Prim. Estes dois últimos pouco se vê fazendo política em rede sociais. São fortes nomes que podem aparecer e anotem, não será surpresa a elevação dos números destes em futuras pesquisas. Outra surpresa foi o professor Netto Paes que obteve a quinta colocação, apertado com o ex-candidato a Prefeito Geison Kurtz que já não está mais ativo politicamente na internet. Todos estes nomes que acabei de citar são novas forças da política local e devem ser analisadas pelo cidadão nos próximas meses. Obviamente serão protagonistas agora ou no futuro e certamente estarão engajadas na política local em 2020, seja como candidatos ou seja como apoiadores.

Deixei por fim para explanar a enquete que considero mais realista, aquela que o eleitor aponta aquilo que ele quer que se resolva de imediato. Seguindo uma tendência nacional o inchaço da máquina pública (prefeituras, estado e união) e o alto salário dos vereadores são assuntos que incomodam o eleitor, especialmente porque nossa Constituição foi ordenada e pensada para travar recursos e impedir a livre iniciativa. O povo apenas pensa que nossa Constituição é democrática, mas na verdade impede a expansão e o crescimento individual e o engajamento de políticos sérios no cenário nacional. É preciso muita lucidez conforme mencionei na nota introdutória e parar de pensar em milagres ou promessas sem o menor sentimento de obviedade e planejamento orçamentário.