apadrinhamento político
Sempre a educação por último
Sobre o caso dos vencimentos dos trabalhadores da educação eis o que penso: Mesmo que alguns vereadores fizeram a tentativa de explicar o voto em favor da emenda do executivo, acho sinceramente que o projeto deveria ser totalmente vetado. Explico: trata-se do assunto mais importante do país, educação. Não dá pra ficar fazendo arranjos ou sei lá, “melhor isso do que nada”. Esta situação ridícula do salário dos professores aqui e no estado está do jeito que está por causa de más gestões contínuas no decorrer dos últimos 30 anos, talvez mais. A história explica essas atitudes imaturas e covardes. O famoso “rabo preso”. Na série o Mecanismo do Netflix o juiz perguntou para um figurão da Petrobras quando tudo isso começou: Ele respondeu; em 1807. Faço uma pequena correção: No Brasil, isso começou com a instalação do primeiro governo geral no século XVI. Todos queriam bajular os reis portugueses, dando-lhes presentes em troca de um cargo público. infelizmente isto não acabou na Independência em 1822.
O Gestor eleito precisa colocar gente desqualificada para trabalhar porque fez promessas na campanha. Na atual gestão já teve até intriga no “faceFakeNews” porque um filho tomou as dores do pai que tinha ganho uma promessa de emprego no Executivo. isto é só um exemplo em milhares. A máquina pública continua inchada, e quando cito este verbo o uso como metáfora para simplesmente dizer que o Executivo está cheio de apadrinhados, ficando com o salário que poderia ser gasto com os docentes e discentes. Entretanto são secretarias obsoletas, uma fundação que só nos toma dinheiro e dá prejuízo e a absoluta falta de planejamento financeiro.
Se olharmos os números do portal da transparência, veremos que o passivo adquirido com o famoso empréstimo no BADESC (sim este já está famoso) vai causar transtornos na folha de pagamentos dos servidores no futuro e mais uma vez os trabalhadores bons (aqueles competentes) vão pagar o pato.
Estamos corroídos por um vírus do coronelismo do século XIX que ainda está presente. Se a população não for às ruas e dizer para eles que o problema tem solução tudo vai continuar como está. Sempre as coisas virão de cima para baixo. Será que não está na hora de mudar? Tem muita gente boa na internet com ótimas ideias (o problema é que separam o país em nós e eles). Nós também precisamos mudar, mudar nossa atitude com os gestores públicos, mudar a nossa própria atitude, participar das escolas apoiando professores e diretores e assim vai.
Abraço e desculpem pela paralisação. Eu Voltei!
Postar um comentário
0 Comentários
Comente esta postagem. Dê a sua opinião.